Artrose no joelho – Como evitar uma cirurgia?

Tempo de leitura: 3 minutos

category

Atualmente existem alguns tratamentos e possibilidades que podem lhe ajudar a evitar artrose no joelho, e até mesmo evitar a cirurgia para correção desse quadro. Mas, para isso é necessário seguir essas orientações e se cuidar!

Estudos apontam que ao menos um quinto da sociedade mundial sofre ou sofrerá de artrose no joelho em algum momento. Estamos falando do problema reumático que mais tem ocorrências registradas!

Vamos entender melhor como conseguir evitar essa situação extrema de ir parar em uma mesa de cirurgia, e quais são os cuidados básicos e essenciais para que você leve uma vida mais saudável, e fuja das doenças reumáticas!

É possível evitar a artrose no joelho?

Sim! É possível evitar a artrose no joelho. Mas, para conseguir isso primeiro é importante entender exatamente o que significa esse quadro, como ele se dá e quais são os seus sintomas mais comuns.

A artrose é identificada quando ocorre um desgaste de cartilagem nessa região. Com isso, ocorre um atrito entre os ossos, o que acaba causando muitas dores e incômodo.

Em um caso avançado, e passível de cirurgia, a pessoa percebe inchaços, vermelhidão e até mesmo um entortamento das pernas. O primeiro sinal de que a artrose no joelho pode estar acontecendo é a dor.

Essa dor geralmente surge nos momentos de movimento, e tende a diminuir quando você está em repouso. Pode ocorrer ainda uma rigidez ao começar a se movimentar, como se os joelhos estivessem “travados”.

Mas, como evitar a cirurgia? O que é possível fazer?

O que nem todo mundo sabe é que a artrose no joelho pode ser controlada através de hábitos saudáveis. Uma boa alimentação e a prática frequente de atividades físicas são duas das coisas que agem diretamente no não agravamento desse quadro.

  • Exercícios de alongamento:

Fazer exercícios de alongamento é essencial para que as suas articulações, dentre elas os joelhos, permaneçam saudáveis e mais maleáveis. O grande benefício disso é que pode ser praticado em qualquer lugar!

Mesmo que você não possa frequentar uma academia, nada impede que você se alongue e se exercite diariamente, evitando assim o agravamento da artrose no joelho.

Alimentos para combater a artrose – quais são os ingredientes essenciais?

A alimentação pode ser uma arma poderosa contra esse problema de artrose no joelho também, e é uma ferramenta para evitar a temida cirurgia de artrose.

O consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias e ricas em vitamina C, por exemplo, é uma boa ideia para evitar fortes dores e pausar o agravamento do quadro. Alguns dos ingredientes essenciais são:

  • Peixe;
  • Laranja;
  • Goiaba;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Frutas vermelhas;
  • Frutas cítricas;

Esses são apenas alguns dos alimentos que podem lhe ajudar. Mas, existem outros elementos que são fundamentais. Vamos falar deles no próximo tópico.

A importância do ômega 3 para o combate a artrose no joelho

É possível conter a artrose no joelho e evitar a cirurgia. Porém, é importante entender que esse é um quadro que pode surgir por conta da idade, que acaba gerando o desgaste da cartilagem.

Mas, é possível diminuir esse impacto com o consumo de alimentos que possuam propriedades antioxidantes, como é o caso do ômega 3. Tudo isso pode ajudar a conter o problema de artrose no joelho.

Muitos problemas de saúde podem ser evitados ou contidos a partir da adoção de bons hábitos para a sua vida. A prática de exercícios físicos e a boa alimentação são a base para uma saúde de ferro.

É possível também evitar a cirurgia por conta da artrose no joelho através de escolhas mais saudáveis. Por isso, atente-se a todos esses detalhes, e desfrute de uma saúde mais duradoura.

Veja também:  Descubra 05 exercícios para fortalecer os joelhos

 

category

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *