Me responda uma pergunta: você não faz exercícios porque tem dor no joelho? Ou tem dor no joelho porque faz exercícios?

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A dor no joelho é um mal que afeta muitas pessoas. Dependendo da intensidade que a dor atinge, a pessoa fica impossibilitada até mesmo de andar por alguns dias. Muitos fatores podem contribuir com este quadro.

No entanto, este artigo irá se limitar a 2 fatores que se conectam entre si: dor no joelho e exercício físico. A relação entre ambos é muito forte e, dependendo de como ela se desenvolve, pode resultar em benefícios ou prejuízos.

Desse modo, veja neste artigo duas abordagens importantes sobre a relação entre dor no joelho e exercícios físicos e veja como agir da maneira correta em cada um dos casos.

A dor no joelho que te impede de fazer exercícios físicos

Se o seu caso se enquadra na situação de não fazer atividade física por conta da dor no joelho, saiba que a prática de exercícios não é contraindicada para quem sofre deste tipo de problema.

Na verdade, o exercício físico, quando feito corretamente e com a orientação de um profissional, pode ser uma grande ajuda para aliviar os sintomas e fortalecer as articulações do joelho.

A falta de exercícios não irá contribuir para a redução da dor. Em alguns casos, a ausência de movimentação pode até acentuar ainda mais a dor no joelho.

Confira algumas atividades que são mais indicadas para estes casos:

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar muito a aliviar a dor no joelho, já que o fisioterapeuta irá identificar a causa da dor, e desse modo, fazer o tratamento mais adequado para seu caso.

As sessões de fisioterapia podem envolver diversos exercícios, que irão trabalhar toda a musculatura do joelho ou apenas alguma região específica, onde a dor pode ser mais intensa.

Hidroginástica

A hidroginástica também é uma atividade recomendada para a dor no joelho, pelo fato de não causar muito impacto.

Além disso, as atividades feitas na piscina colaboram para o fortalecimento da articulação do joelho, aliviando a sensação de dor.

Natação

Assim como a hidroginástica, a natação também é uma atividade que não deixa a articulação do joelho exposta a fortes impactos.

No entanto, é preciso que a natação seja feita com moderação, pois, ainda que não envolva impactos, é uma atividade que exige muita flexão dos músculos, o que pode acabar acentuando a dor no joelho.

Assim, inicie com um ritmo mais lento, até que se acostume com a atividade e esteja pronto para aumentar o ritmo gradativamente.

A dor no joelho causada pelo exercício físico

Situação totalmente oposta à anterior é quando a dor no joelho é desencadeada pela prática de alguma atividade física.

Se você se enquadra nessa situação, dependendo da intensidade da dor, não é necessário suspender a atividade física, no entanto, é preciso que tenha atenção a alguns detalhes para se exercitar da forma correta.

Veja algumas dicas importantes:

  • Faça alguns movimentos de aquecimento antes dos exercícios;
  • Junto com o exercício, faça musculação para fortalecer o joelho;
  • Corrija posturas e vícios;
  • Treine com moderação, sem exageros;

É importante também que, junto com a atividade, você faça sessões de fisioterapia para ajudar ainda mais na proteção da articulação do joelho.

Caso as dores persistam ou se acentuem, é recomendável que suspenda o exercício por algum tempo até que a situação se estabilize.

Conclusão                            

Através deste artigo, ficou demonstrado que a relação entre dor no joelho e exercício físico deve ser harmônica e balanceada.

Seja qual for a causa da dor no joelho, a prática de atividade física deve estar sempre presente e ser praticada com moderação.

Veja também: Joelheiras reduzem as lesões no joelho?

 

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