Joelheiras reduzem as lesões no joelho?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

category

Afinal, joelheira reduz lesão no joelho? Essa é uma das maiores dúvidas para as pessoas que praticam atividades físicas, principalmente para os iniciantes, que ainda não conhecem muito bem este utensílio.

A joelheira é um acessório que não pode faltar no quite das pessoas que praticam esportes, afinal, é um utensílio que ajuda a prevenir o joelho de lesões causadas por impactos e desgastes, conferindo estabilidade para as articulações dessa região.

Porém, para que você, esportista, aproveite ao máximo todas as vantagens que a joelheira oferece, confira este artigo todas as informações essenciais que você precisa saber sobre este importante acessório esportivo.

Função da joelheira

Primeiramente, é importante destacar qual é a principal função deste item, a fim de que você perceba o quanto a joelheira reduz lesão no joelho.

A joelheira é um utensílio bem flexível e desenvolvido para dar sustentabilidade para as articulações do joelho, evitando lesões e desgastes.

A proteção que a joelheira oferece é fundamental para quem pratica corrida, caminhada, musculação, entre outros esportes.

Além disso, a joelheira oferece outros benefícios:

  • Mantém a temperatura do local protegido;
  • Estimula a circulação do sangue no local, o que promove a diminuição do inchaço, recuperação mais rápida e diminuição das lesões.

category

A joelheira é feita de qual material?

Se a joelheira reduz lesão no joelho, é importante saber de que material este utensílio é feito.

Dentre os modelos de joelheiras, algumas são feitas em Neoprene e forradas com tecido, e outras são feitas com malha.

Ambas as composições são essenciais para manter a temperatura local, reduzir inchaço e estimular a circulação do sangue.

Ainda, o material faz com que a joelheira exerça uma compressão a fim de que o joelho fique mais estável, colaborando, desse modo, com uma recuperação mais rápida e evitando lesões.

A joelheira é indicada para quais situações?

A joelheira é indicada para quem está acostumado a praticar longos períodos de exercício físico, principalmente corridas, saltos e caminhadas.

Este acessório é recomendado tanto para os atletas profissionais que praticam atividades de alto rendimento, quanto para iniciantes, a fim de contribuir para uma melhor adaptação ao treino.

Ainda, a joelheira é indicada para pessoas que levantam peso com frequência, ainda mais quando a intensidade do treino vai ficando cada vez maior.

Por fim, este utensílio ainda auxilia as pessoas que fazem aulas de dança e treinos funcionais, atividades em que a região do joelho fica mais exposta a lesões.

Assim, se utilizada nas ocasiões certas, a joelheira reduz lesão no joelho causada pelos fortes impactos que essas atividades envolvem.

A joelheira é contraindicada em alguma situação?

É importante destacar que a joelheira ajuda a preservar toda a mecânica que envolve as movimentações do joelho, conferindo mais estabilidade para as articulações dessa região.

Desse modo, este acessório não é indicado após lesionar-se, já que não tem a função de corrigir eventuais disfunções mecânicas.

Portanto, a ausência de joelheira não tem nenhuma relação com a dificuldade de movimentar tornozelos ou joelhos.

Assim, antes de usar a joelheira para corrigir problemas de movimentação e outras lesões, procure identificar o problema a fim de que possa buscar o tratamento mais adequado para o caso.

Com isso, você evita a possibilidade de acentuar ainda mais o problema com o eventual uso de joelheira, já que ela não irá servir à função que deseja para o caso.

Concluindo, este artigo esclareceu diversas questões sobre a joelheira e, com isso, demonstrou como a joelheira reduz lesão no joelho, desde que usado corretamente. Ainda, é importante que sua função nunca seja desviada para outros problemas.

 

Veja também: Descubra qual é o seu tipo de joelho

 

category

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *