Descubra qual é o tipo do seu joelho

Tempo de leitura: 3 minutos

category

Tipos de joelho

Os tipos de joelho estão diretamente relacionados ao grau de alinhamento da articulação dessa região do corpo.

Assim, o joelho normal, valgo ou varo são os termos designados para definir se o joelho tem um bom ou mau alinhamento da sua articulação.

Este artigo irá esclarecer quais os tipos de joelho, a fim de que possa ajudar você a definir qual é o seu tipo.

Angulação do joelho

A angulação do joelho é medida pelo alinhamento entre o osso da coxa (fêmur) e o osso da canela (tíbia).

Em cima dessa consideração, é possível concluir que todas as dores que surgem na região do joelho estão relacionadas ao grau de desalinhamento da articulação.

Vale lembrar que essa articulação tem uma formação que lhe confere instabilidade, de modo que, a sobrecarga pode desencadear no desalinhamento e, consequentemente, em leões e dores.

Os desalinhamentos que ocorrem no joelho variam no grau de intensidade. Alguns são mais leves, relacionados à movimentação. Outros, já podem ser mais graves, o que já indica algum problema estrutural mais sério.

De qualquer modo, o ângulo do joelho desregulado será sempre motivo de incômodo para a pessoa.

Feitas essas importantes considerações, vamos analisar quais os tipos de joelho.

Joelho varo

Esse é um dos tipos de joelho onde o desalinhamento da articulação está apontado para fora. Dessa forma, o espaço entre um joelho e outro é maior. Dentre os tipos de joelho, esse é o mais raro de se verificar.

O cruzamento da linha da tíbia e do fêmur vai determinar o grau de desalinhamento de um joelho varo.

Quanto à estrutura dos membros inferiores, as pernas ficam arqueadas, parecidas com as de um cowboy, ou com alguém em cima de um cavalo.

Esta é uma situação mais comum nos homens, em que os joelhos se mantêm afastados mesmo os tornozelos estando encostados.

Nos bebês, é comum que as pernas sejam arqueadas logo ao nascer. Isso porque o recém-nascido ainda está desenvolvendo sua estrutura óssea. Por isso, não deve ser visto como um problema.

Porém, com o avanço da idade, as pernas acabam voltando para o ângulo neutro.

Joelho valgo

O joelho valgo é conhecido por ser um dos tipos de joelho em que a articulação é desviada para dentro, de modo que um joelho fique próximo do outro.

Esse tipo de desalinhamento é conhecido popularmente como joelho em X, já que os joelhos são forçados para o lado de dentro ao mesmo tempo em que os pés se posicionam para o lado de fora.

Assim, as pessoas com joelho valgo possuem a estrutura das pernas em formato de um X.

O joelho valgo costuma afetar muito mais as mulheres, visto que possuem os quadris largos e menor índice de massa muscular.

É comum também em crianças e adolescentes, porém, com o tempo, os joelhos acabam voltando a ficar com o alinhamento normal.

Nesse desalinhamento, a região lateral do joelho é que mais recebe a descarga provocada pelo peso.

Joelho normal

O joelho normal é aquele que não apresenta nenhum desalinhamento. A postura das pernas é ereta, de modo que não existe nenhuma deformidade na estrutura dos membros inferiores.

Causas do joelho valgo e varo

Algumas causas podem estar relacionadas para o desalinhamento da angulação dos joelhos, como:

  • Pisadas, já que os pés e tornozelos são importantes sustentações para o nosso corpo, de modo que qualquer alteração na estrutura pode desencadear no desalinhamento dos joelhos;
  • Doenças também podem contribuir para o desalinhamento;
  • Fatores genéticos;
  • Fraqueza muscular,

Agora que você conhece os tipos de joelho, veja em qual seu joelho se encaixa.

category

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *