5 dicas para ampliar a longevidade e preservar seu joelho

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5 dicas para ampliar a longevidade e preservar seu joelho

A importância de se preservar o joelho

Saber como preservar o joelho é importante para garantir a longevidade dessa importante articulação do corpo. Afinal, joelhos saudáveis fazem suas pernas te levarem para qualquer lugar sem que sinta dores e incômodos.

Hoje em dia, o sedentarismo determina o estilo de vida de muitas pessoas. Junto com ele vem a fraqueza muscular, refletindo diretamente nos joelhos. Assim, a falta de atividade destaca ainda mais a importância de preservar o joelho.

Pensando nisso, este artigo preparou 5 dicas de como garantir a longevidade dos seus joelhos, preservando-os de lesões e demais problemas

Deixe seu joelho fortalecido

A primeira dica, embora pareça óbvia, é pouco praticada. O joelho tem uma articulação muito instável, sensível a qualquer impacto mais brusco.

Assim, é importante que esta região se submeta a diversos exercícios voltados para seu fortalecimento.

Todo o impacto causado por exercícios ou movimentos bruscos passa pela articulação do joelho.

Sendo assim, a musculatura dessa região precisa ser muito bem preparada para dissipar, de forma adequada, todo e qualquer impacto. Caso contrário, seu joelho estará exposto a lesões.

É fundamental que você fortaleça os músculos do joelho, através de sessões de fisioterapia ou musculação. Assim, você estará dando uma grande contribuição para preservar o joelho.

Fortaleça seu quadril

Ainda que muita gente não saiba, mas a estrutura muscular do quadril tem relação direta com o joelho, já que esses músculos são responsáveis por deixar a perna estabilizada durante as atividades de impacto, como a corrida.

Desse modo, se a região do quadril é fraca, o controle da perna é bem menor e a sobrecarga no joelho é maior, o que aumentam as chances de lesão no joelho.

Por isso, ao fortalecer a musculatura do quadril, você protegerá seu joelho.

Faça exercícios de agachamento

Se você quer preservar o joelho, pratique exercícios de agachamento, já que o movimento permite uma boa movimentação dessa região, deixando ele mais flexível e fortalecido. A única coisa que você precisa é ter cuidado com as amplitudes e a forma do movimento, é fundamental ser orientada por um fisioterapeuta especializado.

Além disso, o agachamento reflete seus efeitos em outras partes importantes do corpo, como o quadril, glúteo, etc.

Controle seu Peso

O peso exerce grande influência no impacto que o joelho recebe. Isso porque, a cada passo que você dá, a articulação do joelho recebe um impacto bem maior que seu peso, chegando ao dobro ou quádruplo dessa medida.

Assim, quanto maior for o peso, maior será o impacto que o passo transmite ao joelho.

Por isso, é importante que você sempre mantenha seu peso ideal, a fim de que o joelho possa receber o impacto adequado quando você corre, caminha ou faz qualquer outra atividade que envolve intenso movimento dessa região.

Essa é mais uma das medidas para você preservar o joelho e garantir que ele tenha a longevidade que deseja.

Faça exercícios de forma consciente

Como se sabe, a prática de exercício físico é fundamental para fortalecimento da musculatura do corpo, além de proporcionar diversos outros benefícios para o corpo, para saúde e para a mente.

No que toca aos joelhos, a atividade física também ajuda a fortalecê-lo, no entanto, sua prática deve ser realizada com certa moderação.

Exercícios muito intensos podem comprometer seu joelho, deixando-o exposto a lesões, ainda mais se o tecido que reveste esta parte já estiver desgastado e sobrecarregado.

Estudos apontam que articulação do joelho tem certos limites fisiológicos, de modo que, se ultrapassado tais limites, a situação se refletirá em dores e lesões.

Com essas 5 dicas importantes de como preservar o joelho, você reúne todas as informações e condições necessárias para começar a cuidar de seus joelhos ainda hoje, evitando dores, lesões e outros problemas sérios.

 

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