Fisioterapia x Esporte = Prevenção

Tempo de leitura: 3 minutos

Durante toda a nossa vida escutamos falar que exercícios físicos são bons para a nossa saúde e, de fato, são. Mas, como qualquer outra coisa praticada em excesso pode ser prejudicial se não for feita com o acompanhamento adequado. É comum sofrermos lesões, distensões, cãibras, ruptura de ligamentos e outros acidentes durante os exercícios. Saiba que existe uma maneira de prevenir isso: fisioterapia no esporte é a prevenção.

A fisioterapia é uma ciência que busca tratar e evitar lesões a partir de técnicas específicas para cada esporte.

Quando praticamos esportes, principalmente de maneira intensiva, desgastamos muito nossos músculos e eles precisam de um cuidado especial para aguentarem toda a carga.

A fisioterapia no esporte pode ser a prevenção, ela não serve apenas depois de algum acidente na academia.

 

category

Fisioterapia X Esporte = Prevenção

É preciso entender que as técnicas de fisioterapia nos esportes como prevenção dependem de qual é o exercício que está sendo realizado, qual sua idade, gênero, peso, condições físicas, estado dos músculos, etc.

A fisioterapia é uma ciência complexa que estuda os músculos do corpo humano e ossos minuciosamente, por isso, é sempre necessário o acompanhamento de um profissional.

Para quem é atleta e realiza esportes intensivamente o acompanhamento de um fisioterapeuta é crucial.

Atletas forçam seus músculos até o limite e isso pode ser perigoso sem um tratamento prévio.

A fisioterapia nos esportes como prevenção avalia o grupo de músculos usados no exercício e depois os trabalha de maneira pouco intensa, com alongamentos, termoterapia, crioterapia e muitas outras técnicas.

Esse conjunto de práticas serve para que seus músculos fiquem mais aptos a realizarem grandes esforços sem que haja comprometimento dos ligamentos.

Já imaginou você, como atleta, estar próximo de uma competição e distender algum músculo? Evite essa situação e aposte na fisioterapia.

Fisioterapia no esporte é diferente?

Os atendimentos de fisioterapia no esporte são iguais aos atendimentos feitos após algum acidente, por exemplo? A resposta é não.

Quando um fisioterapeuta acompanha um atleta, a primeira coisa que precisa ter em mente é que o papel dele não é tratar, de início, alguma lesão, mas, sim, evitá-las.

O fato do jogador não ter nenhum parte do corpo realmente lesionada possibilita o fisioterapeuta “abusar” um pouco dos exercícios para que o atleta consiga atingir suas metas sem acidentes.

Em caso de acidentes praticando esporte, o papel do fisioterapeuta é ainda mais exigido. Afinal, o atleta tem uma cobrança do time (e algumas vezes até de um país) para se recuperar logo.

Já viu jogadores de futebol saindo super lesionados do jogo, mas em apenas algumas semanas já estavam voltando à ativa? E nesse momento você se perguntou como a recuperação foi tão rápida?

Isso se deve aos tratamentos especializados do fisioterapeuta desportivo (especializado em atletas e esportes).

As seções de fisioterapia no esporte após algum acidente são mais intensas, cheia de técnicas inovadoras para o atleta se recuperar o mais rápido possível.

Fisioterapia além dos esportes

Associamos muito a fisioterapia nos esportes e a acidentes que causaram sérias lesões, mas essa ciência pode lhe proporcionar muito mais que isso.

Dores no braço, na coluna, nos joelhos ou em qualquer outra parte do corpo podem ser tratadas com fisioterapia.

Mesmo que os sintomas sejam leves, se o incômodo persistir ele começará a afetar sua qualidade de vida e isso é problemático.

Os profissionais com uma visão integrativa podem fazer milagres em dores que te acompanham há anos, isso porque será identificada a raiz do problema, não apenas o alívio do local onde você apresenta algum desconforto.

Se você é atleta, agora já sabe que a fisioterapia nos esportes é a prevenção que precisa para não se lesionar e atrasar os treinos. Busque agora um profissional capaz de entender todo o seu corpo e suas necessidades específicas para o seu melhor desempenho esportivo.

 

category

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *