Dor no joelho ao descer e subir escadas – Qual a causa?

Tempo de leitura: 2 minutos

category

Dor no joelho ao descer e subir escadas – Qual a causa?

A dor no joelho pode durar por um curto período de tempo ou permanecer durante semanas. Sentir dor no joelho não é algo que deve ser visto como normal, pois qualquer alteração deve ser notada por um profissional da saúde.

A dor nesta articulação pode ser devido a desgastes, lesões ou sobrepeso, ás vezes a dor chega a ponto de impedir a realização de atividades do dia a dia como caminhar, comprometendo a sua rotina laboral e toda sua qualidade de vida. Uma avaliação física integrativa é fundamental para identificar a origem da dor e encontrar o melhor tratamento.

Um fisioterapeuta que possui uma abordagem integrativa cuidará de toda a sua saúde de forma global e multiprofissional, analisando fatores primordiais, como: amplitude de movimento, alimentação, estilo de vida e emocional. Analisar o seu joelho e o seu corpo dessa forma será essencial na busca da causa da dor.

A dor no joelho vem somente quando você realiza uma atividade especifica como descer ou subir escadas? O que fazer? Vamos ver neste artigo as respostas para essas perguntas. Na maioria dos casos, problemas no joelho podem ser tratados com a Fisioterapia não tendo a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Dor no joelho

Articulação do joelho é muito móvel o que aumenta os riscos de lesões e desgastes. Essa estrutura deve se manter estável e em equilíbrio para estar saudável, porém o sobrepeso, sedentarismo ou movimentos repetitivos causam sobrecarga e dor no joelho.

A dor ao descer e subir escadas geralmente está relacionado com articulação da patela com o fêmur. Essa articulação pode sofrer com sobrecarga e desgastes o que causa as dores principalmente ao subir e descer escadas. Outra causa é a inflamação do tendão patelar. Essa inflamação pode ser causada por excesso de exercícios e repetição de movimentos, afetando principalmente atletas.

Dor ao subir e descer escadas pode ser um sintoma de várias patologias, vejamos algumas delas:

Consultar um fisioterapeuta é importante para identificar de forma mais precisa as causas da sua dor no joelho. Um exame físico com um profissional da saúde integrativa pode identificar a origem da dor contando com a orientação de profissionais de outras áreas da saúde, garantindo um tratamento global para seu corpo.

Após identificar a causa da dor no joelho é possível iniciar o tratamento fisioterapêutico. A fisioterapia atua no fortalecimento da região, alongamento, alterar a postura e trazer alivio das dores.

 

category

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *