Alongamento ou aquecimento? Como evitar a dor muscular

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Alongamento ou aquecimento? Como evitar a dor muscular

Em algum momento da vida grande parte da população sofreu com dores musculares, conhecida também como mialgia. Geralmente o incomodo passa com o tempo, mas pode se intensificar durando dias ou meses, interferindo na qualidade de vida e nas atividades do dia a dia. O que fazer para evitar dor muscular? No decorrer deste artigo vamos responder esta pergunta e lhe ajudar a observar à importância de cuidar do seu corpo de forma global.

A dor muscular funciona como uma espécie de mecanismo que alerta nosso corpo sobre o perigo do músculo desenvolver alguma lesão, indicando que algo está errado. Para evitar a dor muscular primeiro temos que identificar a causa e origem da dor para verificar qual a melhor forma de prevenção, que pode ser o alongamento ou aquecimento.

As causas da dor muscular

As regiões mais afetadas pela mialgia são costas, pernas, pescoço e as mãos. A dor também pode irradiar para outros locais, por isso é importante tomar medidas preventivas para ficar longe das dores. Lembrando que existem três grupos de músculos: esqueléticos ou estriados, cardíaco e liso. Desses grupos os que sofrem com dores físicas são os músculos estriados.

Entre as principais causas da mialgia encontramos o estresse, tensão, má postura, lesões e sobrecarga devido a treinos excessivos.  A dor é localizada atingindo algumas partes do corpo, com a possibilidade de irradiação. Infecções, medicamentos, doenças como fibromialgia, hipotireoidismo ou poligamia reumática, podem resultar no que chamamos de mialgia sistêmica, ou seja, dor muscular em todo o corpo.

A dor muscular já se caracteriza como um sintoma, porém, pode estar acompanhada de formigamento, queimação e dormência. A dor também pode surgir sem algum motivo existente, nesse caso vemos a necessidade de observar se há outros sintomas junto com a dor, como mobilidade afetada ou febre. Ao verificar esses sinais é importante procurar um profissional da saúde e evitar a automedicação.

Alongamento ou Aquecimento?

Qual a melhor forma de evitar a dor muscular? Alongamento ou aquecimento? Alguns podem pensar que esses dois termos se referem a mesma atividade, porém, veremos suas diferenças e qual deles ajuda na prevenção de dores musculares.

O aquecimento e o alongamento possuem benefícios significativos para os músculos, porém é importante entender qual é o momento certo de realiza-los, vejamos primeiramente sobre o aquecimento.

Praticar atividades físicas aumenta nossa qualidade de vida auxiliando na manutenção da saúde do nosso organismo. Porém, antes de iniciar sua rotina de treinos, faça uma avaliação física integrativa. Um educador físico e um fisioterapeuta podem orientar de forma multiprofissional a melhor maneira de ter resultados físicos sem sofrer com dores.

Uma dessas orientações é realizar o aquecimento antes de começar os treinos. O aquecimento prepara o seu corpo para o exercício físico, aumentando a temperatura muscular, a elasticidade dos músculos e tendões o que oferece a redução dos riscos de lesões e dor muscular, entre outros benefícios. Por isso, a conclusão é que o aquecimento é essencial antes de realizar exercícios físicos.

O alongamento é indicado para ser realizado após os treinos ou em outro momento. Devido a sua praticidade e facilidade de realizar em qualquer lugar, o alongamento pode ser feito até mesmo durante atividade laboral. Essa atividade ajuda a aumentar a amplitude de movimento, a flexibilidade e diminui a tensão muscular.

Realizar alongamento evita a dor muscular e também proporciona alivio caso você já sofra com o incômodo das dores. Quando os nossos músculos estão tensionados ou passamos por situações de estresse, alongamentos são essenciais para diminuir as dores. Se você fica na mesma posição por longos períodos no trabalho, é importante realizar breves intervalos para realizar alongamentos.

O aquecimento e o alongamento apresentam benefícios contra a dor muscular, mas cada um tem as suas particularidades. Abordamos neste artigo como essas atividades podem evitar a dor muscular, mas é importante ressaltar a necessidade de consultar um educador fisco ou um fisioterapeuta para orientar sobre as melhores formas de evitar e ter alívio das dores.

 

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