Como a pisada pode causar dor no joelho?

Tempo de leitura: 2 minutos

category

Como a pisada pode causar dor no joelho?

Você sabe qual é o tipo da sua pisada? Sim, seu tipo de pisada! Grande parte da população não sabe qual é o seu tipo de pisada, saber disso pode ser uma arma contra as dores no joelho. Quando você observa seu corpo através das lentes do conceito da saúde integrativa, é possível analisar a saúde do seu organismo de forma global.

Alterações que podem parecer pequenas têm chances de serem as responsáveis por suas dores. A forma como você pisa pode afetar significadamente o joelho causando dores na frente ou nas laterais e aumenta o surgimento de outras patologias, como, a fascite plantar e a canelite. Mas como saber qual o tipo da sua pisada? Como a pisada pode causar dor no joelho?

Tipos de pisada e dores no joelho

A pisada é um movimento que ocorre naturalmente e tem por objetivo amortecer o impacto e o peso do corpo ao realizar atividades, além de contribuir para o equilíbrio. A partir daí já podemos observar a importância que a pisada tem para a manutenção da nossa qualidade de vida. Quais são os tipos de pisada? Existem três modos de pisar, vejamos como estão relacionados com o joelho.

  • Pronada: Movimento para dentro que o pé realiza ao andar, correr ou caminhar. Quando o pé faz esse movimento de forma acentuada pode causar dores e até lesões. Esse tipo de pisada sobrecarrega os joelhos e outras regiões do corpo, afetando também a postura corporal. Existem várias causas para o surgimento das dores, como: Joelho valgo, fraqueza muscular, pé chato ou muito plano e em decorrência de exercícios físicos realizados de forma errada com frequência.
  • Supinada: Ao contrário da pronada, a pisada supinada possui o movimento do pé para fora ao andar. As pessoas com pisada supinada apresentam alterações na distribuição de pressões e cargas ao ter contato com o solo, sobrecarregando a região lateral do pé. A pisada supinada pode estar relacionada com desalinhamentos no joelho, o que causa o surgimento de dores.
  • Neutra: Os movimentos de pronação e supinação ocorrem naturalmente, ou seja, os movimentos que o pé realiza para dentro e para fora não são acentuados mantendo o equilíbrio da articulação.

Pés com a mecânica alterada podem comprometer a saúde do seu joelho intensificando ou favorecendo o surgimento de dores. Como identificar o tipo de pisada?

Como identificar e corrigir sua pisada

Um fisioterapeuta é fundamental para identificar e corrigir sua pisada através de uma avaliação física e exames. A baropodometria é um teste de pisada que através de um equipamento pode verificar a pressão exercida e identificar sua pisada. Um fisioterapeuta orientará você durante o tratamento a fim de garantir a saúde da articulação do joelho e da sua pisada.

Um tratamento com abordagem integrativa é fundamental para que você tenha um auxilio com diversos profissionais da saúde atendendo todas as suas necessidades.

 

category

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *