10 Dicas para uma boa recuperação muscular após exercícios

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O ganho muscular não ocorre durante os treinos, na realidade, vem depois deles dependendo da sua recuperação muscular. Uma boa recuperação após o treino é de grande importância para ter bons resultados e também na prevenção de dores decorrentes dos exercícios e melhorar seu rendimento no próximo treino.

A recuperação muscular é um tempo de descanso em que os músculos se recuperam das lesões que acontecem durante os exercícios e buscam repor a energia utilizada. É necessário ter métodos para uma boa recuperação e que ajudem a acelerar esse processo.

Há 10 dicas essenciais para ter uma boa recuperação muscular após os exercícios. Quais dicas são essas? Primeiro, é importante saber o que envolve essa recuperação, isso vai ajudar você a melhorar seu desempenho durante os treinos. O acompanhamento com um profissional da saúde e educador físico é um passo primordial para acelerar e ter um bom ganho muscular.

Para que o seu corpo encontre equilíbrio e tenha um bom condicionamento físico para os próximos treinos, há necessidade de uma boa recuperação muscular. Mesmo que você esteja iniciando a prática de exercícios físicos ou já tenha anos realizando treinos, é importante ter esse período de descanso.

A recuperação funciona de duas formas em nosso organismo. Vejamos quais são elas:

Reposição de Energia:

Nessa primeira fase, é vital consumir carboidratos de fácil digestão entre o período de trinta minutos depois do fim do treino. Durante esses minutos o corpo repõe o glicogênio, fornecido pelo carboidrato, rapidamente. Após esse período o corpo continua esse processo, porém, de forma lenta. Aqui estão alguns dos alimentos você pode consumir para recuperar a energia:

  • Frutas cítricas
  • Beterraba
  • Espinafre
  • Castanhas e nozes

Recuperação da Musculatura:

Durante o exercício físico, os músculos sofrem desgaste e o que chamamos de micro lesões. Essas pequenas lesões induzidas pelo exercício, são cicatrizadas durante a própria atividade física, com intuito de ganhar massa muscular. Porém, a recuperação da musculatura só se tornar completa após um período de 48 horas.

10 Dicas para uma boa Recuperação Muscular

Uma boa recuperação muscular envolve planejamento, uma boa alimentação e diversos outros fatores que veremos. É necessário também acompanhamento com profissionais que auxiliem você durante este processo. Vejamos agora dicas importantes para que sua recuperação gere ótimos resultados.

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Sono

Como vimos à recuperação muscular é um período de descanso para os músculos, e quando pensamos em descanso, vem logo a mente o sono. Dormir bem é um dos segredos para a recuperação dos seus músculos. Durante o sono os hormônios responsáveis pelo aumento da musculatura são sintetizados. Durma cerca de 6 a 8 horas por noite.

Atividades de baixa intensidade

Após um dia de exercícios intensos, realize atividades de pouca intensidade, como caminhada. Seguir essa dica evitará possíveis lesões e ajudará na recuperação muscular.

Descanse o músculo

Não exercite o mesmo grupo muscular dois dias seguidos, isso pode favorecer lesões e dores após os treinos.  Os músculos necessitam de dois dias para que sua recuperação seja completa, por isso é importante descansar os músculos. Assim você estará em ótimo condicionamento físico para os próximos treinos.

Alimentação

Consumir carboidratos e proteínas é uma maneira do corpo absorver energia que foi gasta durante os treinos. Suco de frutas é uma forma de repor essa energia.

Alongamentos

O alongamento auxilia a circulação sanguínea e proporciona alivio para as dores decorrentes dos treinos.

Água

Manter o corpo hidratado é importante mesmo para quem não pratica exercícios físicos. A água ajuda melhorar seu desempenho durante os treinos e é uma parte importante no processo de hipertrofia muscular.

Massagem

Muitos profissionais da área da saúde no esporte recomendam a massagem após exercícios intensos para diminuir a fadiga muscular e melhorar a circulação sanguínea.

Crioterapia

Essa técnica ajuda a diminuir a inflamação muscular e prevenir contra dores após exercícios. A crioterapia funciona da seguinte forma: Depois do treino deve-se imergir parte do corpo em uma banheira ou em um recipiente com gelo e permanecer entre 10 a 20 minutos.

Contraste

O contraste é uma técnica que consiste na imersão de água quente e fria, alternando entre essas temperaturas. Essa técnica auxilia no tratamento de lesões, mas não há estudos suficientes que confirmem sua efetividade na aceleração da recuperação muscular. Isso mostra a importância da próxima e última dica.

Acompanhamento integrativo e multiprofissional

Ter uma programação de exercícios prescrita por um profissional é muito importante. Através de uma avaliação física integrativa é possível analisar seu condicionamento físico e realizar um planejamento para que você possa ter uma boa recuperação muscular. É necessário um acompanhamento multiprofissional envolvendo educador físico, fisioterapeutas e nutricionistas. Fazer isso ajudará no processo de recuperação muscular, acelerando os resultados desejados.

Uma boa Recuperação Muscular é extremamente importante!

Por isso fico a disposição sempre para esclarecer qualquer dúvida.

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