Artrose no joelho pode ser submetido a atividades físicas?

Tempo de leitura: 3 minutos

category

Desgaste na cartilagem, dores e inchaço são alguns dos sintomas de quem sofre com artrose no joelho. Infelizmente essa doença vem tirando a qualidade de vida de muitas pessoas, impedindo de realizar atividades simples da sua rotina e afastando do trabalho.

Por isso, é importante ter um tratamento eficaz que realmente traga resultados e alivio dos sintomas a longo prazo. Que tipo de tratamento oferece esses benefícios?

Cada vez mais, estudos estão comprovando a eficácia de realizar atividades físicas para combater a artrose no joelho. Porém, necessita-se de um acompanhamento integrativo de forma multiprofissional para praticar estas atividades. Veja como isto é possível.

Conheça a artrose

A maioria das pessoas tem em mente que evitar realizar atividades físicas é a melhor forma de minimizar os sintomas da artrose. Porém, ter uma vida sedentária sem a prática de exercícios físicos, só aumenta a intensidade dos sintomas. Conhecer a artrose é o primeiro passo para saber como ter qualidade de vida mesmo convivendo com a doença.

A artrose se trata de uma doença degenerativa, podendo ter seu desenvolvimento causado por diversos fatores, como: envelhecimento, genética, sobrepeso, doenças, fraqueza muscular e desalinhamentos. Apesar de não ter cura, é possível tomar medidas para diminuição dos sintomas e realizar suas atividades diárias.

Como vimos, a artrose pode ser causada por diversos motivos, por isso, essa patologia afeta não somente durante o envelhecimento, mas pode atingir qualquer pessoa. A prática de atividades físicas vai ajudar na prevenção da artrose no joelho, além de melhorar a qualidade de vida.

Artrose no joelho e atividades físicas

Após ter o diagnóstico de artrose, realizado por um profissional da saúde, é necessário iniciar seu tratamento para minimizar os sintomas da artrose. De acordo com o diagnostico e o seu quadro de artrose, um tratamento fisioterapêutico e exercícios físicos são essenciais para recuperação da sua mobilidade e alívio das dores.

Os exercícios físicos estão sendo recomendados na prevenção e tratamento de doenças degenerativas como a artrose no joelho. Essa forma de tratamento fortalece a musculatura oferecendo proteção para as articulações, além disso, são utilizados exercícios que simulem ou são semelhantes a movimentos que o paciente realiza durante a sua rotina. Praticar essas atividades físicas diminui a rigidez e aumenta a flexibilidade, facilitando a execução dos movimentos.

Os tipos de exercícios mais recomendados para quem sofre de artrose no joelho são:

  • Musculação
  • Exercícios aeróbicos
  • Pilates
  • Exercícios de baixo impacto

É importante que esses exercícios sejam recomendados por um fisioterapeuta e tenha um acompanhamento de um educador físico. Nem todo tipo de exercício é vantajoso para quem sofre com artrose no joelho.

Além disso, é importante cuidar do seu peso. A sobrecarga que o excesso de peso causa na articulação do joelho, pode está piorando seu quadro. Nesses casos, é necessário o auxílio de um nutricionista.

Cuidar da artrose envolve um tratamento em conjunto com diversos profissionais da saúde. Sua qualidade de vida envolve a saúde de todo o seu corpo, a necessidade de uma intervenção de forma integrativa é essencial para conviver com a artrose.

Dúvidas? Deixe seu comentário ou clique aqui:

Será um prazer falar com você!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *